A Estância Turística de Olímpia fica localizada a 429 km da cidade de São Paulo (aproximadamente 5 horas de carro), 50 km de São José do Rio Preto e a 49 km de Barretos. A cidade é pequena e bem organizada. O seu principal diferencial é o parque aquático Thermas dos Laranjais, que vem movimentando cada vez mais o turismo na cidade e é considerado o 4º parque mais visitado do mundo e o 1º da América Latina.

Olímpia é também conhecida como a “Capital do Folclore”, tendo no Museu de História e Folclore Maria Olímpia, um dos acervos mais completos sobre o tema. Além disso, anualmente a cidade realiza o evento “Festival nacional de Folclore” que recebe mais de 150 mil pessoas. Infelizmente,  não tive a oportunidade de conhecer o museu, pois passamos por lá no Domingo e estava fechado.

IMG_9711
Museu de história e folclore Maria Olímpia

Parque Aquático Thermas dos Laranjais

O parque possui mais de 40 atrações, sendo 12 delas consideradas radicais, 3 perfeitas para o público da terceira idade, mais de 10 que são ótimas para toda a família, e uma área voltada só para o público infantil. Entre as principais atrações estão a piscina de ondas, os toboáguas, pista de surf, tirolesa, bolha gigante, rio lento, e também as quadras e praças de alimentação. Para se alimentar, no parque tem opção para todos os gostos, comida, pastel, pizza, doces, porções, tapioca, açaí, sorvete, água de coco, entre outros.

15
Piscina de ondas
16
Área infantil
17
Bolha gigante

Grande parte das atrações, possuem água quente. Isso acontece, pois o parque conta com uma fonte quente mineral, que é naturalmente aquecida pelas rochas submersas a mais de mil metros. Eu fui no mês de Junho e aproveitei bastante, mesmo sendo Outono, durante o dia fazia bastante sol e começava a esfriar no fim da tarde, que era o momento que eu corria para as piscinas quentes e depois não queria mais sair de lá haha. Além da água quente, o Thermas possui como diferencial, um mini zoológico e fazendinha, com várias espécies de animais, alguns deles em extinção e outros exóticos, como as lhamas.

9
Fazendinha
5
Fazendinha

O horário de funcionamento do parque é das 9h ás 20h de Segunda e das 8h ás 20h de Terça a Domingo. O valor do ingresso é em torno de 80 reais a inteira e 40 a meia entrada, mas no mês de Agosto, o parque está com o valor promocional de 60 reais a inteira e 30 a meia. Sem contar que a maioria dos hotéis e pousadas da cidade, vendem o ingresso com desconto. Aconselho chegar cedo no parque, pois mesmo que já tenha o ingresso, é preciso pegar uma fila para alugar o armário (pequeno ou grande) e, se interessar, adquirir o Thermas card, nele você coloca um certo valor e ao invés de ficar utilizando seu cartão de débito ou crédito, usa somente o cartão do próprio parque, como eu não tinha ideia dos valores la dentro, preferi não utilizá-lo.

4
Mapa do parque

Minha experiência no parque foi ótima. Pegamos o tempo agradável, por mais que era um feriado o parque não estava lotado, visitei todas as atrações e consegui repetir as que mais gostei, como o Asa Delta, Pista de surf, os toboáguas e a xícara maluca. Os dois dias chegamos bem cedo, e saímos de lá em torno de 18:30, um dia almoçamos comida no maior restaurante, bem no comecinho do parque e o custo benefício foi ótimo e no outro comemos pizza, que saiu baratinho também. O armário pequeno coube exatamente nossas coisas (uma bolsa de tamanho médio com toalhas e trocas de roupa para duas pessoas e os chinelos) e a melhor coisa que fiz, foi levar um biquíni que parece uma blusinha, pois para os brinquedos radicais ele foi super útil.

13
Asa delta
7
Toboáguas

Onde Ficar

Fiquei hospedada na Pousada Manna, que possui um ótimo custo benefício. A pousada fica localizada de 10 a 15 minutos de carro do parque, localizada em meio a natureza. Ela é simples, mas possui o necessário: quarto espaçoso e limpo, estacionamento, piscina e café da manhã. A diária no final de semana custa entre 150 e 250 reais dependendo da época do ano (pagamos 189 na diária e dormimos um total de 3 noites lá). Lembrando que sempre fazemos nossas pesquisas pelo Booking.com. Para aqueles que podem gastar mais com a hospedagem, o parque possui o próprio resort, e tem opções de outros resorts no entorno do Thermas.

11
Quarto pousada Manna
12
Espaço para café da manhã
3
Pousada Manna

2

Onde comer

Todos os dias tomamos café da manhã na pousada, almoçamos no parque e jantamos na Avenida Aurora Forti Neves, que é a principal da cidade. Na primeira noite, jantamos na hamburgueria Le pinguê e gastamos em torno de  60 reais duas pessoas. O lanche é saboroso e bem servido, e o espaço é bem agradável. Na segunda noite jantamos na estância da picanha, a comida é gostosa e os pratos bem servidos, a meia-picanha serve até 3 pessoas e a conta ficou aproximadamente 70 reais. No Sábado comemos lanche no Subway que fica dentro do mini Shopping da cidade e depois experimentamos a taça de sorvete da sorveteria Sorvete cremoso, a taça é deliciosa escolhemos a de sabor Kinder ovo e custou em torno de 20 reais.

6
Le pinguê
8
Estância da picanha
10
Taça de Kinder ovo

Quem puder visitar Olímpia, vá e aproveite bastante. Aconselho pegar pelo menos 3 diárias para aproveitar dois dias inteiros no parque e um outro para conhecer um pouco da cidade. É uma viagem que agrada todas as idades e gostos, e para quem acha que não pode viajar pois a grana está curta, é uma opção que não precisa gastar muito.

Para mais informações, acesse o site do Thermas dos Laranjais.

Beijos,

Gi